quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dicas e Curiosidades da Cebola


Olá pessoas......

Esses dias eu estava na frente da tv, aprendendo alguns truques culinários para variar.... E vi uma prova (na qual eu passaria, pq um dia fui curiosa e procurei sobre o assunto), onde a pessoa foi eliminada pelo simples fato de não saber cortar uma cebola.... pasmem.... podem achar crueldade, mas no mundo da competição  culinária, é assim!!!! Ou sabe, ou sai....

Há muito tempo eu não falo sobre cortes, pois pra mim uma salada tem que ter corte e não ser ralada.... (isso eu faço outro post para explicar).

Vamos aos cortes de cebola e seus respectivos nomes....



Dicas de como cortar ... (legenda embaixo da foto)



     Comece cortando uma fatia do lado do talo da cebola de mode que você consiga uma base para deixar a cebola de pé na tábua. Deixe o lado da raiz intacto. Em seguida, faça um corte longitudinal na cebola, mas não muito profundo. Objetivo é apenas cortar levemente a casca da cebola, para que consiga descascá-la facilmente



Feito o corte, descasque toda a cebola como se estivesse descascando uma banana.Puxe toda a casca com força, para soltar da cebola. Assim, você consegue descascá-la por completo e deixar a raiz intacta.






Apoie a base da cebola na tábua e corte-a na metade. Em seguida, faça cortes paralelos, mas sem chegar até o final, para que a cebola não desmonte. Depois, é só fazer alguns cortes no sentido da altura.
                                                                                          



Agora é só cortar a cebola, formando cubos! Lembrando que para cortar a cebola em brunoise, ou seja, em cubinhos pequenos, de aproximadamente 3mm, é só fazer o mesmo processo, apenas fazendo os cortes paralelos na cebola mais próximos um do outro.





Se você quiser cortar a cebola em cubinhos ainda menores, é só juntar os cubinhos e fazer movimentos para cima e para baixo com a faca, também chamado de corte em balanço.




Outro corte comumente usado é o Julienne (em tirinhas).



Para não machucar os dedos na hora do corte, lembre-se de nunca deixar os dedos estendidos ou segurar a cebola de modo que o polegar fique na direção do corte da faca, como mostra a imagem do meio. O correto é você manter os dedos recolhidos, como uma garra e, se preferir, coloque o polegar atrás para dar apoio, assim você conseguirá ter controle no corte e também não se machucará!




Nenhum comentário:

Postar um comentário